domingo, janeiro 27, 2013

II RAIA SUL - ZEBREIRA (IDANHA-A-NOVA) - 27JAN13


http://bttzebreira.blogspot.pt/


JOSÉ GOUVEIA

FRONTAL Nº 188

DISTÂNCIA - 70 Kms

EQUIPA - LAMEGO BIKE





Quando este evento de BTT foi lançado, fiquei com a ideia que seria uma prova, seria só uma questão de tempo até fazerem a referência a isso no site.
Ao longo do tempo, fui notando a ausência no site de Track´s GPS, altimetria e mais alguns pormenores,
Para disfrutar um pouco desta zona, excelente para a prática de BTT, fui passar o fim de semana com uns amigos, naturais de Segura, que dista da Zebreira uns 14 Kms.
Na sexta feira, fui fazer um treino com o Amigo Jorge Varetas, que se encontra em Castelo Branco a passar ums "férias".
O fim de semana culminou então, com o tal evento (passeio) de BTT, organizado por "Os Alcatruzes - Zebreira amigos & Bikes", no domingo dia 27.
RESCALDO DO PASSEIO
Logo cedo, como é meu hábito, e depois de tudo pronto, dirigi-me para o local de partida, e mais uma vez, fiquei na linha da frente.
Dado o sinal de partida, em Red Line lá fui. Estradões, muita lama, frio e chuva, foram uma companhia constante. Mas a minha "máquina" começou a fraquejar +- ao Km 15, fruto talvez de não fazer BTT á mais de 2 meses.
A gerir a condição física, la fui rolando, na esperança de fazer os 75 Kms anunciados. O outro percurso, tinha +- 45Kms.
A separação dos 2 percursos deu-se logo a seguir á 1ª ZA (+- 22 Kms). A junção dos mesmos, depois da 3ª ZA (+- 50 Kms).
No final, o meu GPS marcou 63;5 Kms.
Não é fácil, fazer um percurso de 63.5 ou 75 Kms sem previamente termos visto o gráfico da altimetria para depois tentar gerir o esforço. Mesmo sendo num passeio, é meu entender, que a organização esteve mal.
Mas o pior veio no final, depois de tanta lama, muito frio, eis que a água dos banhos estava fria. E fria porquê? porque os que chegaram 1º, os que foram fazer o passeio das crianças, devem ter estado a amolecer os calos e a tomar o banho do mês. Ora, quem passou mais tempo a disfrutar BTT, teve um belo prémio.
E para agravar, o espaço destinado ao almoço, era muito reduzido para o número de pessoas presentes. Salva-se a simpatia e ligeireza dos que estavam a ajudar no serviço ás mesas.
São estes pormenores que fazem a diferença, e acho que a organização deverá ter em atenção, quando decidirem organizar um próximo passeio/prova.
Parabéns pelo percurso escolhido, as marcações eram as suficientes. Talvez uns avisos de perigo em certas descidas, pois a lama poderia ter causado algumas suspresas.
Uma opinião, que a tenho defendido desde que participo em eventos de BTT.
Um passeio de BTT, é um evento em que não se utrapassa o guia e vão todos em grupo, cantando e rindo em que o ritmo de andamento é acessível a todos.
Num evento em que existe contagem de tempos e respectiva classificação, terá o nome de prova.
Este obviamente que, nem foi passeio nem prova.
FOTOS DE SEXTA FEIRA (25)


FOTOS DE DOMINGO (27)